WSUS – Consumo de memória

Olá, hoje vou inaugurar um novo tipo de postagem aqui no site. Trata-se de experiência vividas no dia a dia de Administração de Servidores. Eu, particularmente, considero fundamental o compartilhamento de situação vivenciadas durante o trabalho que não são frequentes, inclusive já fui salvo muitas vezes por blogs e foruns na internet, já que, por mais que você saiba muitooooo, tem coisas que não são triviais e um tutorial vai bem.
Então, hoje um cliente da empresa informou que um dos seus servidores virtuais estava off, prontamente, fiz o acesso para verificar o que havia ocorrido, eis que para minha surpresa o serviço de gerenciamento do Hyper-V estava parado, muito estranho… Iniciei o mesmo e acessei a console de gerenciamento, onde constatei que realmente havia uma VM offline, tentei iniciar e… ops, erro de falta de memória. Assim, verifiquei o gerenciador de tarefas e o banco de dados do WSUS estava consumindo o dobro de memória que o normal.
Muito bem, diagnosticado que o WSUS era o causador, fiz algumas configurações no Hyper-V e resolvi diminuir o máximo de memória que o serviço de atualização pode usar. Pelo SQL Management Studio (o Windows Internal Database é um SQL) é relativamente fácil de fazer, mas ele precisa estar instalado e não era meu caso, então naveguei um pouco e encontrei a informação nesse site, então seria o seguinte:

– Entre no prompt de comando;
– Se for o WSUS 4 (Windows Server 2012)
osql -E -S \. pipeMicrosoft##WIDtsqlquery
– Se for o WSUS 3
osql -E -S \. pipemssql##microsoft##sseesqlquery
– Aparecerá no prompt alto do tipo:
1>
– Então utilize os comandos:
exec sp_configure ‘show advanced option’, ‘1’;
reconfigure;
– Caso queria verificar qual a configuração atual de memória e várias outras, utilize:
exec sp_configure;
go
– Para reconfigurar:
exec sp_configure ‘max server memory’, 2048;
reconfigure with override;
go
– Utilize o comando “quit” para sair da configuração.
Após usar esses comandos, se estiver com o gerenciador de tarefas aberto, já vai perceber que o banco fica com a memória limitada a 2GB, nesse exemplo. É recomendável que tanto o serviço do WSUS quanto o Windows Internal Database sejam reiniciados.
Veja que não é uma prática correta implantar o serviço de WSUS junto com outros serviços, ele deve estar, preferencialmente, em um servidor separado que pode ser virtual. Mas, em alguns casos, como esse, o cliente não quis ou não tem condições de adquirir uma nova licença de Windows Server, assim sendo, cabe a nós orienta-los dos riscos e fazer esse tipo de intervenção que mostrei quando necessário.
E tenho dito, grande final de semana a todos.

2 comentários em “WSUS – Consumo de memória

  • 13 de novembro de 2014 em 09:34 09Thu, 13 Nov 2014 09:34:27 +000027.
    Permalink

    Sem dúvida Bruno, essa é a intenção, obrigado pela visita!

  • 12 de novembro de 2014 em 11:47 11Wed, 12 Nov 2014 11:47:03 +000003.
    Permalink

    bacana amigo… compartilhe conhecimentos… a gente aprende junto… 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.