NewsWindows Server

[:pb]Windows Server faz 20 anos hoje[:]

[:pb]A Microsoft está celebrando hoje, 28 de julho, os 20 anos do Windows Server. Para não deixar a data passar em branco, a empresa colocou no ar o site 20yearsofwindowsserver.com.

O site oferece um infográfico contando um pouco da história do Windows Server e um vídeo onde Join Jeffrey Snover e Matt McSpirit falam sobre os 20 anos do sistema operacional da Microsoft para servidores e sobre a versão 2016.

20 anos de Windows Server

Em seu infográfico, a Microsoft conta que o Windows NT 4.0 Server chegou ao mercado em uma época em que sistemas rodando o Unix eram os mais populares. Eles requeriam grandes investimentos em hardware e profissionais especializados.

O NT 4.0 Server (codinome “Chicago”) trouxe uma interface intuitiva e com isso as empresas podiam configurar rapidamente servidores com hardware mais modesto.

Com o Windows 2000 Server, a Microsoft oferece mais escalabilidade, confiabilidade e disponibilidade. O sistema operacional também traz novos recursos como o Active Directory, políticas de grupo, permissões centralizadas e outros.

Windows Server completa 20 anos

Com o .NET Framework, o Windows Server 2003 trouxe o suporte para código gerenciado. Isto permitia que aplicações nativas fossem escritas especificamente para atender às necessidades das empresas.

A versão 2003 R2 (Release 2) traz maior foco na interoperabilidade e virtualização. Outras melhorias possibilitariam o lançamento mais tarde do Virtual Server 2005.

O Windows Server 2008 introduziu a opção de instalação Server Core e a plataforma de virtualização Hyper-V. Outro detalhe é que a versão 2008 foi a última para plataformas 32 bits.

Com o lançamento do Windows Server 2008 R2, a Microsoft migra completamente para a arquitetura 64 bits. Combinado com o Microsoft System Center, a primeira solução de nuvem privada é introduzida pela Microsoft com o Dynamic Datacenter Toolkit.

O Windows Server 2012 trouxe maior foco na nuvem e ofereceu mais flexibilidade para criação e implementação de aplicações e sites da Web localmente, na nuvem e em ambientes híbridos.

A versão 2012 R2 introduziu novos e melhorados recursos para permitir que as empresas utilizem as capacidades de seus datacenters de forma mais eficiente. Ele também expandiu o suporte para datacenters com ambientes compostos para múltiplas plataformas, incluindo o Linux.

O Windows Server 2016 será lançado agora em setembro e trará a nova opção de instalação Nano Server.

O Nano Server é uma opção gerenciada remotamente semelhante ao Windows Server no modo Server Core, mas significativamente menor, sem recurso de logon local e compatível somente com aplicativos, ferramentas e agentes de 64 bits.

A versão 2016 também trará mais opções de segurança e alguns recursos inspirados pela plataforma Microsoft Azure.

via Baboo[:]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.