Skype for Business vem aí

A Microsoft anunciou ontem no blog do Skype que está mudando a marca do Lync, seu software de comunicações unificadas, para “Skype for Business“.

Skype for Business

A companhia anunciou a mudança de nome, bem como algumas datas para oferta da próxima versão ontem, 11 de novembro.

Microsoft planeja fazer novas versões do cliente Skype for Business, Skype for Business on-premises server e Skype for Business online service, este ultimo, parte do Office 365 na primeira metade de 2015, mais cedo que as outras versões de “Office server”. Recentemente, segundo a ZDNet, a Microsoft informou que as próximas versão de Exchange e SharePoint Server devem ser lançadas apenas na segunda metade do calendário de 2015.

Também com a mudança de marca, a Microsoft está mudando alguns elementos da interface de usuário do Skype for Business, que ficará mais parecido com o Skype. A empresa estará usando os mesmos ícones para chamadas, adição de vídeo e habilitar uma chamada, também está adicionando o “monitor de chamada”, janela que é usada no Skype, onde os usuários podem manter uma chamada ativa e visível enquanto estiverem focados em outras aplicações.

Nenhum recurso existente no Lync será removido do Skype for Business, de acordo com a nota. O Lync continuará rodando no backbone Lync, não no backbone Skype.

A Microsoft estará adicionando vídeo chamada tanto para a versão on-premises quanto para os releases online do novo produto. Além disso, também será possível acessar os contatos do Skype comum, o usuário deverá fornecer seu nome Skype ou conta Microsoft para utilizar esse recurso. Outra novidade é relacionado a interoperabilidade entre outros sistemas de vídeo conferencia, a empresa está preparando a versão on-premises para que não necessite de nenhum equipamento extra para conexão com múltiplos sistemas.

A Microsoft também estará entregando o segundo passo da federação Skype-Lync em dezembro de 2014. Eles atualizarão o Skype com suporte ao codec H.264, o que proverá integração de vídeo entre Skype e Lync 2013.

Atuais clientes do Lync Server terão acesso ao novo Skype for Business no próximo ano, atualizando o cliente Lync 2013 e o Lync Server 2013 para as novas versões. Não será necessário novo hardware. Como já citado, a Microsoft também atualizará o Office 365 com as novas versões no próximo ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.