[Rumor] Microsoft quer afastar Android da Google investindo no desenvolvimento do Cyanogen

A Cyanogen, startup que leva o mesmo nome do mod que vem desenvolvendo, está trabalhando em criar uma versão do Android desvinculada dos aplicativos (e do controle) da Google. Segundo rumores recentes, a Microsoft pode ter visto neste plano sua chance de enfraquecer a presença da sua rival nos smartphones das pessoas e teria decidido investir na pequena empresa.

O valor exato não foi informado, mas fontes não identificadas estão falando de um investimento conjunto feito por diferentes empresas, somando US$ 70 milhões. A Microsoft seria a investidora minoritária do grupo e os nomes das outras companhias não foi divulgado.

Uma vez que a a Microsoft tem seu próprio sistema operacional para smartphones, chama a atenção a ideia da empresa de investir no Android, o maior competidor do iOS. A presença do Windows Phone no mercado, entretanto, é de apenas 3%, segundo o Wall Street Journal. Mas essa pode ser uma manobra de negócios um pouco mais avançada.

O Android, como é distribuído pela Google, carrega exigências que favorecem a empresa, como ter seu buscador como o padrão do sistema, por exemplo, além de requerer que os aparelhos venham de fábrica com os aplicativos dos serviços da empresa. O Cyanogen estaria buscando oferecer uma versão do Android sem essas exigências. Se o mod conseguir competir diretamente com a versão da Google, a Microsoft poderia ter um novo sistema, que não distribui produtos Google, diminuindo a presença da sua rival no mercado, aumentando as chances do Windows Phone se destacar.

A startup conta com 80 funcionários e, segundo o CEO da empresa, Kirt McMaster, eles trabalham com um exército de 9.000 voluntários e aproximadamente 50 milhões de pessoas já estariam usando o Cyanogenmod. “Nós vamos tirar o Android da Google“, afirmou o empresário numa entrevista recente.

Como era de se esperar, tanto a Cyanogen como a Microsoft não quiseram se pronunciar sobre o assunto. Quem quiser experimentar o Cyanogenmod só precisa baixá-lo no site oficial.

via Adrenaline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.