[:pb]Microsoft Diagnostic Data Viewer mostra dados enviados para empresa[:]

coisasdeti.com.br

[:pb]

Microsoft anunciou uma nova ferramenta chamada Diagnostic Data Viewer (Visualizador de Dados de Diagnóstico) para o Windows 10, que promete oferecer ao usuário um acesso intuitivo e detalhado de quais dos seus dados de diagnóstico estão sendo enviados para a empresa. A ideia é dar um controle maior ao usuário sobre sua privacidade.

A ferramenta vai ser disponibilizada junto com o próximo grande update do Windows 10, que ainda não foi oficialmente anunciado, mas deve ocorrer no meio do ano, seguindo o cronograma de 6 meses. O software, no entanto, não vai ser baixado automaticamente como um padrão, os usuários interessados terão que fazer o download manual do programa na Windows Store. Dentre as dados que aparecem no Diagnostic Data Viewer, a Microsoft destaca (o texto abaixo é da própria empresa):

– Dados comuns, como o nome do sistema operacional, a versão o ID do dispositivo, a classe do dispositivo, seleção do nível de diagnóstico, etc.
– Conectividade do dispositivo e configurações como as propriedades e capacidades do dispositivo, preferências e configurações, periféricos e informações de dispositivos em rede.
– Dados da performance de produto e serviços que mostram a saúde do dispositivo, dados de performance e confiabilidade, funcionalidade de consumo de filmes no dispositivo e consultas de arquivo no dispositivo. É importante notar que essa funcionalidade não é destinada a capturar os hábitos de visualização ou de audição.
– Dados de uso e serviço do produto que incluem detalhes sobre o uso do dispositivo, sistema operacional, aplicativos e serviços.
– Setup de softwares e inventário como aplicativos instalados e histórico de instalações, informações de update do dispositivo

O Diagnostic Data Viewer vai permitir em certa medida filtrar quais desses dados o usuário deseja enviar para os servidores da Microsoft. Uma das suas funções mais interessantes é que um usuário convidado pode escolher filtrar mais dados usando a ferramenta, mesmo que o usuário admin tenha dado todas as permissões.

A Microsoft já tem planejadas mais funções para sua nova ferramenta, para adicionar depois do lançamento. No futuro será possível exportar quaisquer dados do dashboard ou deletar itens específicos à sua escolha, segundo a promessa da empresa.

via Adrenaline[:]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *