[:pb]Microsoft Azure Sphere: estendendo a segurança para a Internet das Coisas[:]

coisasdeti.com.br

[:pb]A Microsoft anunciou nesta semana o Azure Sphere, a primeira solução holística para proteger dispositivos baseados em microcontroladores do silício até a nuvem.

Microsoft Azure Sphere: estendendo a segurança para a Internet das Coisas

Estamos vivendo em um mundo onde quase tudo está se tornando conectado, seja a rede elétrica, o sistema de telefonia, nossos carros ou os eletrodomésticos que aquecem nossa casa ou refrigeram nossa comida.

À medida que a Internet das Coisas (IoT) prolifera, também aumenta a ameaça de ataques cibernéticos debilitantes, como os devastadores ataques de ransomware do ano passado que danificaram e destruíram sistemas em todo o mundo. E esses ataques estão apenas se tornando mais sofisticados – e comuns.

Microsoft anuncia o Azure Sphere, uma solução de segurança com foco em dispositivos IoT

O Azure Sphere reúne três peças fundamentais e avanços:

– Primeiro, o Azure Sphere é baseado no desenvolvimento da Microsoft de uma categoria totalmente nova de microcontroladores (ou MCUs) com mais de cinco vezes o poder dos microcontroladores  legados. A empresa licenciará o IP para esses novos microcontroladores com isenção de royalties para fabricantes de silício, eliminando barreiras para parceiros de silício que desejam desenvolver e fabricar chips Azure Sphere. A MediaTek já está produzindo silício com certificação Azure Sphere, e mais parceiros vêm a seguir.

– Segundo, o Azure Sphere trará para esses novos chips um novo sistema operacional personalizado construído para a segurança de IoT. Este sistema operacional incorpora um kernel Linux personalizado que foi otimizado para um ambiente de IoT e reformulado com inovações de segurança pioneiras no Windows para criar um ambiente de software altamente seguro.

– Finalmente, o Azure Sphere contará com um serviço de segurança na nuvem pronto para uso que protege todos os dispositivos do Azure Sphere, incluindo a capacidade de atualizar essa proteção de segurança por um período de vida do dispositivo de 10 anos. É importante ressaltar que ele trabalhará com qualquer nuvem – privada ou proprietária – para que os clientes possam continuar usando sua infraestrutura de dados existente enquanto adotam a segurança inovadora do Sphere para seus dispositivos.

Essa abordagem combinada do Azure Sphere reúne o melhor da inovação em hardware, software e serviços. Ele está aberto a qualquer fabricante de chips microcontroladores, aberto a inovações de software adicionais da comunidade de código aberto e pronto para trabalhar com qualquer nuvem.

Em suma, representa um novo passo importante para a Microsoft, integrando a inovação em todos os aspectos da tecnologia e trabalhando com todas as partes do ecossistema tecnológico, incluindo nossos concorrentes. Acreditamos que essa solução holística trará aos dispositivos de IoT mais segurança, resiliência e agilidade para desenvolvedores do que qualquer outra coisa no mercado atualmente.

Saiba mais sobre o Azure Sphere aqui e confira o anúncio da Microsoft na íntegra aqui.

via Baboo[:]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *