Fundador da Wikipedia quer abrir operadora móvel no país

O Brasil está no radar de uma importante iniciativa encabeçada pelo fundador da Wikipédia. Em visita ao país, Jimmy Wales afirmou que tem interesse em trazer a operadora de telefonia móvel The People’s Operator para o território nacional.

thepeople

Conhecida como TPO, a iniciativa está em operação atualmente apenas na Inglaterra, com uma expansão para os Estados Unidos programada para as próximas semanas. A partir dali, Wales trabalhará para desenvolver uma iniciativa global, e o Brasil é um dos países a serem observados com interesse.

“O Brasil está no topo da nossa lista de potenciais lançamentos”, informou ele durante o Ciab 2015.

A TPO opera como MVNO, ou seja, é uma operadora virtual que aluga a infraestrutura ociosa das empresas tradicionais para oferecer seus serviços. Na Inglaterra, por exemplo, ela funciona sobre a rede da EE.

O grande diferencial da iniciativa é que seu foco não é enriquecer acionistas, e sim ajudar pessoas necessitadas, tanto que 25% dos lucros vão para a The People’s Operator Foundation, que financia uma série de organizações de caridade britânicas. Além disso, os clientes podem doar 10% de seus gastos com ligações, mensagens de texto e uso de dados a instituições específicas.

Wales deixou claro que “nunca” pensou em competir com as operadoras tradicionais, a ideia é justamente fechar parcerias com elas. Entretanto, ainda não houve negociação com as empresas brasileiras, há apenas um forte interesse por parte dos responsáveis pela TPO em vir para o país.

via Olhar Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.