[:pb]ESET Crysis Decryptor para combater o ransomware Crysis[:]

[:pb]A ESET disponibilizou recentemente para download uma ferramenta gratuita para ajudar vítimas do ransomware Crysis, a ESET Crysis Decryptor.

O que é um ransomware?

Ransomware é um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema ou certos arquivos e cobra um valor de “resgate” para que o acesso possa ser reestabelecido.

Exemplos conhecidos incluem o CryptoLocker, CryptoWall, CTBLocker, CoinVault e Bitcryptor. No caso destes dois últimos, a Kaspersky disponibilizou em novembro passado uma ferramenta que varre o computador do internauta e recupera os arquivos sequestrados.

A Malwarebytes lançou seu Malwarebytes Anti-Ransomware Beta e a BitDefender também disponibilizou seu Bitdefender Anti-Ransomware.

Já a Emsisoft lançou recentemente o site Emsisoft Decrypter. O site atualmente conta com 14 ferramentas gratuitas para ajudar na recuperação de arquivos bloqueados por ransomwares como AutoLocky, DMALocker2, HydraCrypt e CrypBoss.

Por fim, a AVG disponibilizou recentemente seis ferramentas gratuitas para ajudar vítimas de ransomwares e a Trend Micro disponibilizou uma versão atualizada da ferramenta Trend Micro Ransomware File Decryptor.

Ransomware Crysis

Depois de criptografar os arquivos, que acabam recebendo extensões como .xtbl, .crysis, .crypt e .lock, o ransomware Crysis exibe na área de trabalho do Windows mensagens como estas abaixo com o pedido de “resgate”.

Para que o usuário tenha seus arquivos desbloqueados, o ransomware pede que ele pague uma quantia em Bitcoin.

crysis-r-i-01

Felizmente para os usuários, um desconhecido publicou o conjunto completo de chaves de criptografia do ransomware Crysis no Pastebin. A pessoa responsável pela publicação das chaves também provou que tinha acesso ao código-fonte do malware.

Usando estas chaves, a fornecedora de soluções de segurança ESET foi capaz de desenvolver a ferramenta ESET Crysis Decryptor. Com ela os usuários poderão desbloquear seus arquivos sem que seja necessário pagar para os criminosos.

A ferramenta está disponível para download gratuitamente aqui e as instruções de uso podem ser encontradas aqui.

Imagem da ferramenta da ESET:

ESET disponibiliza ferramenta para ajudar vítimas do ransomware Crysis

via Baboo[:]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.