[:pb]Atualização do DirectX 12 melhora uso de várias placas de vídeo[:]

[:pb]De acordo com informações divulgadas nesta semana, a Microsoft está trabalhando em uma atualização do DirectX 12 que facilitará o uso de múltiplas placas de vídeo.

Atualização do DirectX 12 facilitará uso de múltiplas placas de vídeo

Quando o DirectX 12 foi lançado com o Windows 10, uma das novidades anunciadas é a capacidade de usar diferentes placas de vídeo simultaneamente para melhorar o desempenho de aplicações e jogos. Imagine algo como “SLI” mas com uma placa da NVIDIA e uma da AMD, por exemplo.

O detalhe é que os desenvolvedores de jogos e aplicações é quem decidem se adaptam ou não seu código para que isto seja suportado.

O Explicit Multi Adaptor (EMA) é o recurso do DirectX 12 que permite que as diferentes placas funcionem em conjunto. Infelizmente, poucos jogos trazem suporte para ele e por isso muitos usuários não podem tirar proveito disso.

Atualização do DirectX 12 facilitará uso de múltiplas placas de vídeo
De acordo com a Microsoft, o EMA é uma ferramenta de “baixo nível”* que oferece grandes ganhos de desempenho desde que seja utilizado corretamente pelos desenvolvedores.

Como nem tudo são boas notícias, a ferramenta é complicada de utilizar e os desenvolvedores perdem muito tempo para implementá-la. Outro detalhe é que se a implementação não estiver correta, o desempenho pode sofrer uma grande degradação.

Agora a Microsoft quer remover um pouco desta complexidade utilizando uma nova camada de abstração que deverá ser introduzida pela atualização do DirectX 12.

Isto permitirá que os desenvolvedores tirem proveito das múltiplas GPUs em um PC com um mínimo de código. Vale lembrar que isto serve apenas para o “suporte básico” para múltiplas GPUs.

Os desenvolvedores que quiserem tirar proveito total do poder das múltiplas placas de vídeo ainda terão que implementar o suporte para o EMA corretamente.

*Acesso direto ao hardware.

Disponibilidade da atualização do DirectX 12

A Microsoft está dando os toques finais na atualização do DirectX 12 e informou que ela será disponibilizada para o público em breve.

A empresa não divulgou uma data específica, mas é possível que isto seja disponibilizado como parte do Windows 10 Anniversary Update em agosto.

via Baboo[:]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.